top of page
  • Foto do escritorLuciana Graci Rodela

DESAFIO 21 DIAS - Consciência alimentar: você e o ambiente

Atualizado: 28 de set. de 2020



Que tal participar de um desafio para ter mais consciência ao se alimentar? Causar menos impactos negativos sobre o ambiente e a sociedade, mais impactos positivos sobre você mesm@ e se tornar um "consumidor cidadão"? #tamosjuntos ;-)


Publicações diárias nessas 3 semanas!

Aqui e no Instagram: @lu_rodela


Há um bom tempo* venho me interessando pelas atitudes #conscientes, sejam elas de #percepção dos #pensamentos, #sentimentos e atitudes individuais, assim como dos #grupos e das #massas #sociais. As atitudes #individuais ou #coletivas são guiadas por #pontos de #vista (#posição em que a pessoa, o grupo se encontra).


Os pontos de vista são baseados na #cultura, no #interesse, no #nível de #racionalidade, nos #recursos e #infraestruturas disponíveis (no #ambiente), e são alterados pelo #tempo desde o #cotidiano até o tempo #histórico. Os pontos de vista também são delineados por #valores, por #manipulação e pela #experiência de #vida.


O #consumo #consciente é algo bem abrangente e deveria ser considerado desde a escala #individual. É importante ter uma #compreensão dos #sistemas de produção #global, #regional e #local em que nos inserimos para sabermos como nosso #mundo funciona e como os #produtos chegam até nós, como podemos contribuir para a #produtividade e sustentabilidade.


Assim, podemos ter essa visão de inserção, mas também é fundamental #pensar nossas #atitudescotidianas, #perceber melhor nossos #sentimentos e #observar o que #pensamos, nós mesmos, sobre o que consumimos. O mundo que queremos começa com nossas atitudes individuais, com a observação dos nossos pensamentos e com a busca por #conhecimento sobre onde vivemos e sobre como podemos agir de forma #saudável conosco e com o #planeta.


Pode parecer que não temos escolha, que não vai servir de nada ter atitudes mais conscientes, pois somos muito pequenos, individualmente, diante do sistema de produção capitalista imperante, mas as atitudes individuais, somadas, configuram atitudes de nichos e de massas.


Assim, tudo que consumimos, incentivamos. Essa também é uma das bases do consumo. E realizar o consumo de forma consciente é uma das bases da #cidadania.


Dentro da área do conhecimento do #consumoconsciente temos a "consciência alimentar", que envolve a #alimentação saudável para si mesmo, sustentável para o meio ambiente e para a #sociedade.


Como conseguir ser um #consumidor sustentável? Por meio do conhecimento! O conhecimento sobre os #impactos. Lembrando que impactos são #alterações que podem ser consideradas #positivas ou #negativas, de curto, médio ou longo prazo, reversíveis ou irreversíveis, etc.


Na área de Consciência Alimentar, por exemplo, procuramos saber:


- os impactos que os alimentos, ao serem #consumidos, causam a nós

- os impactos que os alimentos, ao serem #produzidos, causam ao ambiente e à sociedade

- os impactos que os alimentos, ao serem #transportados e #descartados, causam ao ambiente


Trata-se de buscarmos uma visão mais abrangente, isto é, #sistêmica do consumo.


Essas questões também fazem parte de um bom trecho da minha trajetória profissional e pessoal, pois sempre procurei ter uma alimentação saudável e sustentável. Pensando nisso, decidi realizar a #tradução e #adaptação (procurando incluir mais ideias sobre sustentabilidade e consciência em outras aspectos da vida) de um #desafio de #21dias do site #Healthline (clique aqui e abra o link), que é um blog no qual os assuntos são tratados baked by science, isto é, baseado em dados científicos, e onde profissionais de saúde, principalmente nutricionistas e pesquisadores, fazem publicações, trazem informativos, com discussões sobre mitos relacionados à boa alimentação, dicas e ideias para quem quer ser saudável, ou até para quem quer saber como pode amenizar sintomas de doenças por meio da alimentação


A ideia é #treinar um pouco nossa percepção, voltada para nosso interior e nosso exterior, buscando melhorar nossas atitudes diante da necessidade diária de consumo de #alimentos, tornando-a mais consciente, #prazerosa e #socioambientalmente adequada, ou seja, mais #cidadã.


Busquei aliar tudo com a #criação de #flyers #educativos, para que eu pudesse também fazer um exercício de criatividade e organização das ideias com base no #design, para configurar um trabalho para a disciplina de #ética, cultura e #cidadania, ministrada pela Prof. Renata Plaza Teixeira, do #IFSP, no #curso de #design de #interiores com habilitação em #desenho.


Foquei mais no conteúdo e elaborei um design para cada flyer porém, todos interligados, procurando criar uma #marca visual ou #identidade #visual para o assunto. Utilizei figuras prontas do #PowerPoint, para agilizar, e organizei cada design em #harmonia com os textos.


Desta maneira, farei postagens #diárias desses flyers aqui ;-) e iniciei compartilhando via #whatsapp com amigos e familiares**.





*Trabalhei em uma #diversidade de disciplinas, pesquisas e projetos de #sustentabilidade, #consciência e #educação #ambiental, nos #ambientes #escolares (#escolas #públicas e #privadas), em áreas de #produção #rural (com repasse de #tecnologias #sustentáveis aos produtores rurais do Pantanal de Mato Grosso do Sul) e em unidades de conservação (com zoneamento ambiental - Minas Gerais e São Paulo). Coordenei e orientei pesquisas e grupos na área de sustentabilidade, de agroecossistemas, questões socioambientais, turismo sustentável, conservação da natureza, além de um projeto de #extensão sobre consumo sustentável de água e energia elétrica (clique aqui para ver a publicação). Tive oportunidade de ver e refletir sobre como as pessoas se sentem, como e porque agem, um pouco sobre como as instituições públicas, privadas e governamentais se organizam, o que fomentam e respondi alguns porquês internos, além de acrescentar outros ainda não respondidos.


** O interesse foi maior do que eu esperava e, então, no 5o. dia pedi a todos eles para passarem a seguir os posts no meu Instagram ;-)




Ainda tenho muito o que aprender, por isso, contribua, comente, entre em contato, pergunte, tire suas dúvidas, faça sugestões e críticas ;-)



Obrigada :-)

158 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 commentaire


renatapt.psi
11 sept. 2020

Parabéns pela iniciativa! Está tudo excelente! Bjs, Renata Plaza Teixeira.

J'aime
bottom of page