top of page
  • Foto do escritorLuciana Graci Rodela

Mais sobre Harmonia nos Princípios Organizativos

CONTRASTE | EQUILÍBRIO SIMÉTRICO | EQUILÍBRIO SIMÉTRICO APROXIMADO

EQUILÍBRIO ASSIMÉTRICO | DOMINÂNCIA DE ESCALA | MOVIMENTO | ECONOMIA

CONTRASTE - Quis começar pela #forma da “Luminária Pendente Cabaça” de Bianca #Barbato, simplesmente para já a incluir no #rol de formas a serem utilizadas nas #composições, ou seja, deixá-la disponível, porque achei esta forma muito #versátil. Fiz uma composição contundente: com #contrastes de #tamanho, #cor, #posição e #disposição, bem simples e evidentes.

EQUILÍBRIO SIMÉTRICO - Muito bonito este “Aparador Sutra” de Jacqueline #Terpíns (1990). Me lembrou o Oriente, por isso, “construí” um “abrigo oriental”. Por outro lado, não tem nada a ver: nem tamanho, nem material, nem formas... mas, ao mesmo tempo, o resultado da minha composição fez-me lembrar da escultura Monumento aos Candangos, um dos símbolos da cidade de Brasília. Trata-se de uma escultura de bronze de 8 m de altura realizada no ano de 1959 por Bruni Giorgi. Bem depois, notei que tinha mesmo sentido pensar no Oriente, já que ‘sutra’ é uma palavra do sânscrito. Mas, sinceramente, não sei o que funcionou primeiro: meu #raciocínio #visual ou #verbal...

EQUILÍBRIO SIMÉTRICO APROXIMADO - Que curiosa esta #poltrona de 1965, de Sérgio #Rodrigues! Por que será que ele a batizou de “Voltaire”? E, de todas as formas interessantes que ela apresenta, peguei justamente a mais básica e “quietinha” de todas: o #retângulo do #vão da #estrutura de #madeira que sustenta a parte #confortável da poltrona. O retângulo é uma forma confortável de se ver, de se usar! Também, Voltaire, um francês, do século XVIII, se pudesse, possivelmente se encontraria muitas vezes sentado nessa poltrona, com um livro (#retangular), já que era um #filósofo, #polemista (assim como a poltrona, devido às suas formas?), também #escritor, #enciclopedista, entre outros.

Minha #composição foi um #tributo ao retângulo e os detalhes dos 2 quadrados e da linha coloquei apenas para contribuírem com a #harmonização.



EQUILÍBRIO ASSIMÉTRICO - Para esta composição escolhi formas assinadas por Carlos #Motta – “Aparador Timbó” (2012) e por Arthur #Casas – “Cadeira Quem Será”. A forma escolhida da cadeira é ótima para fazer #peso de #equilíbrio em composições #assimétricas. Partindo dela, juntei a outra forma, do aparador, e completei com #linhas para compor um todo. As linhas, sendo mais leves foram desenhadas um pouco fora do #quadrante imaginário composto por aquelas duas formas.

DOMINÂNCIA DE ESCALA - Assim que vi este princípio neste exercício, pensei: a #escala está relacionada a #coisas que conhecemos, que podemos #comparar. Como podemos pensar escalas para algo que seja #abstrato? Respondi: um pequeno #desafio! (já que esta atividade pede que façamos composições abstratas). Daí pensei: a cabaça! Ela poderia dar uma noção de escala, alterando-se o #tamanho, apresentando-se, assim, em diferentes #escalas. Posso alterar também as #texturas ou #tons, conforme vou diferenciando a escala, intensificando-a por meio da #gradação de #tonalidades. Isso. ;-) Mas, quando fui desenhar, escolhi sobrepor as formas e não usar a gradação do interior das mesmas, somente nos #contornos, pois gostei do #entrelaçamento. E, conforme havia previsto, usei novamente a forma da #luminária de Bianca Barbato.

MOVIMENTO – Precisando determinar os #caminhos visuais do observador, para atingir os objetivos do entendimento dessa composição, escolhi a forma da “Cadeira Quem Será”, porque ela já é praticamente uma #esquina! Então, procurei no #mobiliário algum que tivesse um #triângulo, uma de minhas formas favoritas para composição, e encontrei um, no “Aparador Timbó” (C. Motta). E “#setas” são muito efetivas na #condução do #olhar do #observador! ;-)

ECONOMIA - E por que não usar uma forma do último mobiliário que ainda “não toquei”? Estava economizando? Não. Só não achei fácil encontrar uma forma versátil nele, até então. Mas olhando bem... não é tão difícil. Forma frontal da “Poltrona Splash”, de Rodrigo #Delazzeri, em uma composição com um retângulo (da poltrona de S. Rodrigues) e uma linha grossa (arco), procurando harmonizar a #assimetria.




16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page