top of page
  • Foto do escritorLuciana Graci Rodela

Composições abstratas - Harmonia

Atualizado: 27 de set. de 2020



Processo de criação

1. #Ritmopara realizar esta composição, utilizei uma #técnica bem simples, sugerida pela Profa. Alice, em algum momento do curso: “desenhar o que vier à cabeça no primeiro momento”, simplesmente “para que a primeira #ideia que se tem possa sair da cabeça” e ser descartada pelo cérebro, dando espaço para novas ideias, uma vez que a sugestão da Profa. Maristela é sempre a de “descartar as primeiras ideias” – “mais transpiração e menos inspiração”. Assim, depois que desenhei uma ideia de composição com triângulos alaranjados, que já há um tempo queria ter desenhado, então o segundo passo foi editar (”limpar”) a ideia e o terceiro foi transcendê-la, alterando um pouco mais e acrescentando outras ideias. Repeti 2 formas (#quadrado e “pizza”), associando-as e procurei frisar a sensação de movimento incluindo uma textura cinza em apenas alguns quadrados, formando um lineamento em “v” com os quadrados pintados. Trabalhei, então, com repetição regular (formas) e irregular (textura cinza). Feedback da professa, abaixo*

2. #Linhas de #contorno #compartilhadaspara realizar esta composição, imaginei que eu já tinha uma #unidade, já que o objetivo era criar uma unidade visual. Então, no #processo de #escolha das formas, pensei que eu estava compondo um salão de festas (vista aérea) com sofás confortáveis com encostos, almofadas, bancos diferenciados, de cortes retangulares e triangulares, vasos de plantas, mesas centrais, mesinhas, capachos e áreas de #circulação, saídas e entradas. Depois que a sala estava pronta, editei os espaçamentos com tapetes imaginários e procurei dar equilíbrio aos tamanhos, com aplicação de preto em algumas peças. Daria ou não daria, também, um #arranjo de quadros na parede? ;-)

3. #Sobreposiçãoiniciei com um perfil de um gráfico, quase semelhante a um ritmo cardíaco, pois queria trazer linhas para a composição. Fui “amaciando” as curvas, “aparando as arestas” do perfil, suavizando os “altos e baixos”, como o tempo faz com os sentimentos e as memórias da vida. Imaginei que poderia colocar símbolos das coisas que fazem o coração bater mais forte (ou mais fraco), mas ficaria muito poluído e eu queria que estivesse absolutamente #abstrato, nada #estilizado. Então imaginei lágrimas, pois nós as derramamos quando estamos tristes ou felizes. Ao invés de colocar formatos de gotas, coloquei em formato de #esferas não #geométricas, mas #orgânicas, como somos nós, e colori de um jeito que as deixasse com aspecto denso, buscando os caminhos da #gravidade (como a #idade). Quis dar profundidade ao “relevo” que se formou com a #gradual suavização das linhas, por isso desenhei as esferas em tamanhos diferentes e incluí as maiores à frente. Acumulei algumas esferas em um pedaço do desenho, pois o conceito de sobreposição, diz que é o “#compartilhamento de um pequeno #espaço ou #ponto por diferentes formas”

4. #Conexão por #extensãoa ideia de “conectar formas distantes” com o uso de “linhas, #contorno, figuras sugeridas e #subjetivas, criando #relações ocultas entre elas”, é a definição desse tipo de composição. Essa ideia me remete à irregularidade, à adaptação. Então, #conectar é #adaptar. Estender: ampliar e unificar. Penso no orgânico, penso na vida, nas pessoas, nos relacionamentos, até! Com essas ideias, comecei a esboçar. A primeira tentativa praticamente foi um arranjo de “linhas de contorno compartilhadas” – descartei completamente! Então me inspirei em um dos exemplos da aula e realmente tive que fazer artesanalmente o processo de adaptação de várias formas, baseadas no quadrado. Não ficou orgânico, mas a sensação #tridimensional me agradou.


*Recebi um feedback da Profa. Maristela "Sugiro maior ênfase ao movimento na composição do ritmo". Entendo, assim que, na composição que criei, eu poderia adicionar ênfase com cores, por exemplo, acentuando-as, ou diminuindo a amplitude da "onda" que desenhei com os quadrados escuros, trazendo mais movimento para este pedaço. Poderia fazer isso para contentar um cliente, sem problemas. Segue exemplo abaixo. Entretanto, imaginei que esse pedaço é mesmo só um trecho, que o padrão continuaria em uma área bem maior, onde seria possível visualizar uma onda bem maior (formada pelos quadrados cinza), com diferentes #amplitudes, que se repetiriam. Recortar um trecho dessa minha ideia de composição, pode deixar o trabalho mais charmoso ;-)


#Composições #abstratas com famílias de #formas diversas, enfocando no #princípio #organizativo - #Harmonia #Ocvirk, #Stinson, #Wigg, #Boone e #Clayton. Atividade realizada para a Disciplina de #Plástica do #Curso #Técnico de #Design de #interiores com habilitação em #Desenho, do #IFSP, profs. Alice & Maristela.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page