top of page
  • Foto do escritorLuciana Graci Rodela

Unidades de Relevo

Atualizado: 17 de ago. de 2020

O que fiz neste mapa foi um zoneamento dos tipos de relevo da Serra do Ibitipoca, isto é, individualizei unidades de relevo, traçando/separando no mapa os conjuntos espaciais com os mesmos tipos/feições de relevo, homogênos na escala 1:25.000. Resultou que encontrei 10 unidades diferentes.


Representei de tons azuis as unidades de áreas mais cheias de cursos d'água, isto é, mais recortadas por rios e feições hidrográficas. Escolhi os tons terra, como marrons e laranjas, para representar feições de morros e colinas (principalmente dos arredores da serra). Destaquei com tons de rosa as vertentes muito íngrimes e os topos foram representados de verde médio (eu quis associar à ideia de que essas últimas áreas, principalmente, nunca deveriam ser desmatadas!). As feições marcantes do relevo, como, por exemplo, as linhas de escarpa, foram destacadas com traços e formas.


Para elaborar este mapa, interpretei pares de fotografias aéreas com esterescópio e realizei trabalhos de campo para validar as informações. Ele é parte da minha pesquisa de Mestrado em Ciências - Geografia (USP | FAPESP | PEIbitipoca-IEF-MG). Veja mais sobre meus trabalhos em Ibitipoca: http://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123523 ou http://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123649

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page