Elaborei este mapa da Serra do Ibitipoca, em Minas Gerais, com base na interpretração estereoscópica de pares de fotografias aéreas (e muito trabalho de campo para validar as informações!). A escolha de cores foi baseada nos princípios da comunicação visual da informação em cartografia, que segue padrões mundiais, por isso, selecionei essa cores e as cores mais fortes representam as áreas de maior declividade do relevo, dimiuindo gradativamente os tons de vermelho, passando pelo laranja e amarelo (nas declividades médias) até chegar no verde claro (representando as àreas mais planas do relevo).
O trabalho foi realizado como parte da minha pesquisa de Mestrado em Ciências - Geografia Física (USP | FAPESP | Parque Estadual do Ibitipoca/IEF-MG). Veja mais em: http://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123649 ou http://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123523
Que tal tentar imaginar como são as declividades do relevo da serra, "lendo" o mapa? Consegue imaginar a magnitude da serra vendo a escala do mapa?
Comments